Este é o meu blog pessoal.
Aqui posto muito de mim, pensamentos, poesias, desabafos, confissões.
Sou uma amante das letras, das artes e da música...
Viver, por si só, já é uma arte, um verdadeiro milagre.
Por isso reformulei meu blog para que aqui eu pudesse escrever livremente o que eu sou ou o que penso...

Seja bem vindo (a) ao meu mundo!!


domingo, 20 de março de 2011

E se fosse o contrário? Feedback, você tem medo disso?

Incompetente!!! Essa palavra te incomoda?
E se ela viesse da boca de um dos seus liderados? Você acredita que está pronto, ou melhor, que tem estabilidade emocional e profissionalismo suficiente para ouvir tal adjetivo para ouvir dos seus colaboradores e parceiros de trabalho diário?
E principalmente, sua consciência de si mesmo (a) te permite um controle tal para ouvir um feedback negativo a respeito de sua postura profissional e pessoal sem no entanto, prejudicar o relacionamento entre a sua equipe e você?
Como dizia Freud, o pai da psicanálise: "Podemos reagir de diversas maneiras diante de uma crítica, mas somos completamente indefesos a um elogio"
Muito se fala no mundo corporativo a respeito do feedback, na falta deste ou na maneira inadequada como vem sendo aplicado pelos líderes. Entretanto, sinto falta do processo que vou chamar aqui de feedback invertido. Trata-se do feedback dos colaboradores a respeito de suas lideranças. Em processo de avaliação de desempenho a 360 graus por exemplo, pouco ou nada vejo de eficaz em questões que abordam esse tema.
Será o medo dos liderados em dizer o que pensam?
É claro que há que se ter responsabilidade absoluta em qualquer feed, invertido ou não. Mas, acredito que essa deveria ser uma prática comum numa liderança equilibrada.
Se por um lado, há gestores que não praticam o feedback responsável, não criando portanto, uma relação de confiabilidade e cumplicidade entre a equipe por outro lado, não dá a oportunidade a si mesmo de crescer pessoal e profissionalmente.
Anular o ego, despir-se da vaidade, exercitar a comunicação eficiente entre a sua equipe é uma característica, um sonho quiçá distante para muitos líderes da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário