Este é o meu blog pessoal.
Aqui posto muito de mim, pensamentos, poesias, desabafos, confissões.
Sou uma amante das letras, das artes e da música...
Viver, por si só, já é uma arte, um verdadeiro milagre.
Por isso reformulei meu blog para que aqui eu pudesse escrever livremente o que eu sou ou o que penso...

Seja bem vindo (a) ao meu mundo!!


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pontos positivos e negativos: O que responder??


Marcelo Morandi, psicólogo do Rio de Janeiro deu algumas dicas em seu grupo virtual a respeito dessa pergunta muito usada em processo seletivos. Você sabe o que responder?
- Quais seus pontos negativos e positivos? pergunta o entrevistador
Marcelo diz que é preciso ser coerente na resposta em relação a sua própria postura, por exemplo, ele relata que já viu pessoas tímidas, que são um pouco mais "lentas" em seus discursos dizerem que são "dinâmicos" ou ainda pessoas que estão com o semblante entristecido dizerem que são pessoas otimistas e alegres.
Ressalte suas qualidades como comprometimento, responsabilidade e pontualidade por exemplo e quanto aos pontos negativos ou como costumo dizer, pontos a melhorar, nunca diga "sou muito ansioso", seria melhor você dizer "me considero um pouco ansioso". Este ponto, continua Marcelo é o que menos vai te comprometer no momento da entrevista por que está entre os mais comuns nas pessoas.
Para quem quiser conhecer melhor o psicólogo Marcelo Morandi e o quanto ele contribui para a área de Recursos Humanos com suas dicas preciosas, acesse lista_do_marcelo@yahoogrupos.com.br


(Rosangela Oliveira)


3 comentários:

  1. Muito bom... Aprendi bastante nesta mesma visita ao seu Blog. Também vi que gosta das pesquisas sobre Depressão e os demais. Gostaria de Ajudar caso seja necessário. Grato Douglas G.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante, mas coisas do tipo responsabilidade e pontualidade, não seriam coisas óbvias e de obrigatoriedade para um funcionário? Prefiro usar termos do tipo...sou bastante criativo, assertivo, dedicado e etc...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que pontos positivos ou negativos são relativos para as empresas, as vezes ser tímido e menos comunicativo para algumas empresas é bom e para outras é ruim.
    Minha resposta:

    Não identifico pontos a serem melhorados de minha pessoa hoje em respeito a vaga, entretanto, se houver a oportunidade e forem apontados esses pontos buscarei a melhora.

    Ai o Psico pode perguntar: e do ponto pessoal? ai o candidato poderá dirigir a resposta para algo relacionado ao cuidado com sigo mesmo, por exemplo, estou sedentário, entretanto estou buscando voltar a praticar exercícios físicos.... ou por exemplo eu fumo mas estou tentando parar.... enfim pontos a serem melhorados não relacionados aos outros e sim consigo apenas.... assim vc tira o seu da reta hehe

    ResponderExcluir