Este é o meu blog pessoal.
Aqui posto muito de mim, pensamentos, poesias, desabafos, confissões.
Sou uma amante das letras, das artes e da música...
Viver, por si só, já é uma arte, um verdadeiro milagre.
Por isso reformulei meu blog para que aqui eu pudesse escrever livremente o que eu sou ou o que penso...

Seja bem vindo (a) ao meu mundo!!


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Divina e Divertida Arte de Liderar! parte 01



Ser líder é antes de tudo ter um "chamado". Não é tarefa das mais fáceis e é sim, na minha opinião, algo que é possível aprender.

Há aqueles que são líderes inatos e para estes, eu tiro meu chapéu. Mas eu devo confessar que estou aprendendo ainda a ser líder, antes, de mim mesma para só então poder exercer liderança com eficiência, assertividade e sabedoria.

Pensem na responsabilidade que é dirigir, delegar, influenciar e conduzir pessoas. Numa era onde a "geração internet" está cada vez mais astuta, rápida e ávida por "saber", em busca de formação e informação de qualidade, não há mais espaço para aqueles que pensam que são líderes ou que exercem uma liderança equivocada. Por que ao que tudo indica nesse advento de tecnologia cada vez mais avançada, estes serão "atropelados", tragados pelos que o são de fato ou que estão aprendendo a sê-lo baseados em valores, em qualidade, novos desafios e novas competências.

Tenho visto por aí pessoas exercendo uma gestão ditadorial. A base de mandos e desmandos desmedidos e sem propósito. Sem nenhum valor ético ou moral. Tratando "gente" como se fosse gado.

É o líder Coercitivo? Autoritário? Talvez sequer sejam líderes.

A frase pensamento dessa semana nos remete a uma íntima reflexão.

Se a pessoa que se propõe liderar ou é levada a isso por circunstâncias, não pode antes dominar-se a si própria, anular suas vaidades e aprender com suas deficiências ou compreender as de seus liderados, em minha opinião, não está apta a liderar. Reconhecer que há que melhorar sempre, por si só, já é uma característica de líder.

A "Divina e divertida arte de liderar" está surgindo fresquinha, quentinha direto do "forno" da minha imaginação, experiências, vivências, estudos, pesquisas e muita leitura (e ainda há um longo caminho a ser percorrido).


Num futuro não tão distante, estes "relatos" ou artigos serão compactados num livro com este mesmo título.


Espero que gostem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário