Este é o meu blog pessoal.
Aqui posto muito de mim, pensamentos, poesias, desabafos, confissões.
Sou uma amante das letras, das artes e da música...
Viver, por si só, já é uma arte, um verdadeiro milagre.
Por isso reformulei meu blog para que aqui eu pudesse escrever livremente o que eu sou ou o que penso...

Seja bem vindo (a) ao meu mundo!!


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Quem não se comunica se estrumbica e quem se comunica também..."



"Quem não se comunica, se estrumbica", já dizia o nosso saudoso Chacrinha. E "quem se comunica também pode se estrumbicar, tudo dependerá da forma que o fará", acrescento.
Em 1988, o Brasil perdeu Abelardo Barbosa, um dos maiores comunicadores que a televisão brasileira já teve. Um cancêr calou para sempre a voz debochada e sua inseparável "buzina" usada por ele em seu programa, o Cacino do Chacrinha.
Vinte e dois anos após sua morte, suas palavras adquirem um tom profético.
Numa era em que muito se fala, se investe e ressalta a importância de se ter e manter bons "relacionamentos" dentro e fora das empresas, ainda vemos grandes corporações tendo seu nome literalmente "jogado na lama" por causa de um marketing ruim e "figurando" no rol da empresas com maior número de reclamações em sites conhecidos como "reclame aqui" ou em orgãos específicos como procon entre outros.
Mas, a verdade é que esse marketing ruim também pode vir da inabilidade de seus gestores em lidar com a "informação". Uma má gestão das mudanças, informações muitas vezes, sigilosas ou por não saber usar a velha e famosa "rádio-peão" a seu favor.
Gosto muito de uma frase que usei em treinamentos de vendedores, atendentes ou pessoas que "lidam" com o público prestando serviços e informações. "Um cliente satisfeito, recomenda pra 01 só pessoa, o insatisfeito conta pra 10".
Sou muito grata aos conceitos de excelência em atendimento ao cliente e comunicação eficiente que aprendi com Armando Tupiniquim, quando fui Recepcionista-Vendedora da S.O.S Computadores, sendo campeã em vendas logo no primeiro mês de casa. Isso me ajudou e me ajuda até hoje no desenvolvimento do meu trabalho e quando transmito essas informações que tenho pra mim, são ouro hoje em dia.
Um marketing ruim, uma má-fama pode começar na portaria de uma empresa, na salinha do café e até mesmo num happy hour, por isso, ética e sigilo no que concerne a empresa é fundamental.
Tive experiências em que vi todo o trabalho de uma equipe ser prejudicado por conta de um gestor não gostar do outro e por esse motivo, não dar informações essenciais para o desenvolvimento de alguma tarefa. A comunicação entre eles simplesmente não existia e isso gerou em mim e em meus colegas uma grande desconfiança e insegurança.
A comunicação pode trabalhar a seu favor, se bem utilizada. Como pode arruinar a sua imagem em segundos. Portanto, costumo dizer inclusive aos novatos, pessoas que estão procurando trabalho para tomar cuidado com as redes sociais (orkut, facebook, etc). Algumas empresas estão visitando essas páginas para "conhecer" melhor o candidato, e já pensou se encontram lá algo que depõe contra você denegrindo sua imagem...Vale pensar sobre isso tá?!
Usem a tecnologia com sabedoria, invistam em comunicação eficiente!!
(por Rosangela Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário