Este é o meu blog pessoal.
Aqui posto muito de mim, pensamentos, poesias, desabafos, confissões.
Sou uma amante das letras, das artes e da música...
Viver, por si só, já é uma arte, um verdadeiro milagre.
Por isso reformulei meu blog para que aqui eu pudesse escrever livremente o que eu sou ou o que penso...

Seja bem vindo (a) ao meu mundo!!


terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Avaliação de Desempenho"


Avaliar é preciso!
Avaliamos e somos avaliados o tempo todo, em todos os setores de nossas vidas.
Avaliamos se tal roupa nos cai bem, se determinado comportamento é conveniente ou não, enfim. Entretanto, quero neste espaço falar sobre a avaliação de desempenho praticada no ambiente corporativo.
Muito se tem falado a respeito dessa prática, das ferramentas utilizadas e da finalidade da mesma e dentro desse contexto ainda há quem tema, evite e condene a avaliação, com medo de que com isso, venha a ser "demitido" ou a ser "exposto" diante de seus colegas com suas deficiências (que óbvio, todo mundo tem). Ninguém gosta de ter suas competências analisadas, mensuradas e até que decisões sejam tomadas sobre isso. Mas posso dizer com a expêriencia que tenho nessa área que trata-se sim de uma peneira, e uma excelente peneira (se bem executada), porém, está longe de ser o método que sozinho seja o mais eficiente, está longe de ser o que decide definitivamente a permanência de um funcionário em determinada empresa, embora influencie sim, decisões a respeito de promoções, levantamento de necessidade de treinamento, áreas a melhorar no comportamento dos colaboradores e até mesmo no de suas lideranças (no caso da avaliação 360º)e, em último caso, desligamentos.
A avaliação de desempenho pode ser uma porta de entrada aos mais altos postos da empresa como pode ser o passe pra "rua". Tudo depende de como encaramos essa avaliação, a finalidade e de como é dado o feedback desse trabalho.
Um feedback aponta entre tantos resultados, as áreas de deficiência a melhorar seja no comportamental, seja no conhecimento técnico que muitas vezes, o funcionário não vê por estar acomodado, acostumado às suas rotinas e ao modo convencional de se fazer as coisas, por diversas vezes sufocando seu potencial, ofuscando e reprimindo sua atitude criativa e inovadora.
Esta é a diferença das pessoas comuns e os grandes gênios da humanidade. Fazer o que ninguém faz ou simplesmente fazer diferente e chegar a resultados surpreendentes.
É preciso humildade, comprometimento consigo mesmo e sobretudo, estar identificado com suas metas e valores e com as da empresa, por isso, ser avaliado não significa que algo "vai mal" ou que "estão querendo demitir gente".
Portanto, da próxima vez que sua empresa lançar uma campanha de avaliação de desempenho pense que pode ter chegado a sua vez de ser reconhecido por seu talento, de ser promovido ou identificar pontos a serem revistos no sentido de alcançar a excelência em si mesmo que com certeza, irá refletir na sua vida profissional.
Se você recebeu um feedback positivo, meus parabéns, receba os louros da vitória por algo que certamente semeou ou vem semeando. Mas, se recebeu um feedback pouco favorável, levante sua cabeça, reflita friamente e veja onde pode estar errando, onde precisa de uma repaginada e exponha sem medo o seu ponto de vista, mas permita-se aprender, permita-se rever e talvez ver diante de si um novo horizonte, uma nova chance de tentar algo novo, inusitado. Ouça o seu coração, quem sabe não está aí a oportunidade de fazer o que realmente gosta, o que o satisfaz de fato...pense nisso!
"A sabedoria da vida diante das dificuldades consiste em fazer das pedras do seu caminho, os degraus do seu sucesso"
Esta é uma frase que postei no meu blog que fez uma grande diferença na minha vida e na visão que tenho hoje de mim mesma e do que escolhi fazer como profissão e como pessoa...
Boa Sorte!
Um grande abraço...
(Rosangela Oliveira)

2 comentários:

  1. Rosangela esse post ajudou bastante em meu trabalho da faculdade! Você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!

    Estou colocando nos meus favoritos o seu blog,

    sua forma de escrever é bastante objetiva e mesmo sendo um blog pessoal, gostei da imparcialidade na forma de falar sobre alguns assuntos!

    Forte Abraço

    Nayara Araújo

    ResponderExcluir